Política e xadrez tem suas semelhanças, principalmente quando se ver do ângulo de que movimentos bem sucedidos levam ao cheque-mate, no caso, a conquista do mandato.

Neste contexto, em Açailândia temos os já bem posicionados no jogo e os que tendem a ficar pelo meio do caminho, mais uma vez.

O Deputado Federal Edilázio Jr, por exemplo, conta com o apoio do grupo do Prefeito Aluísio e dos 9 vereadores liderados pelo Vereador Ceará, ambos os mais fortes politicamente em Açailândia – acrescente-se aí o apoio do ex- prefeito Ildemar – que deve garantir ainda uma vaga de Deputado Estadual. Dizer que a reeleição de Edilazio Jr é dada como certa não parece ser uma conclusão prematura.

No outro ponto do tabuleiro político das eleições 2022, está o Deputado Estadual Pastor Cavalcante, que vai buscar uma vaga na Câmara Federal, e com todo aparato para isso. Ou seja, bem relacionado na classe política do Maranhão, além de que tem a sua disposição pastores espalhados por todo o Estado, o que nas palavras de seus principais articuladores, faz sua mensagem chegar e repercutir desde cidades de grande porte até às mais pequenas, um poder de artilharia que não pode ser subestimado.

E como quem não se antecipa, fica atrasado, o Secretário de Infraestrutura do Maranhão, Clayton Noleto que é pré- candidato a Deputado Federal ficou sem qualquer apoio forte em Açailândia, já que outras lideranças políticas do município já tem acordo fechado com Deputados de mandato, tanto Federal quanto Estadual.

Se Clayton Noleto conta com o apoio exclusivo de Sérgio Vieira como um trunfo, melhor rever sua estratégia, pois Sérgio Vieira perdeu todas as últimas eleições que disputou – mesmo quando tinha todo um grupo político que estava no poder lhe apoiando em 2018. Ou seja, uma eventual dobradinha da dupla pode resultar no seguinte: Sérgio Vieira, embalado pelo apoio de Clayton Noleto, tirar bastante votos fora de Açailândia e não se eleger por falta de votos em casa, e assim fracassar o projeto junto com Clayton Noleto por não ter votos para ambos na terceira maior cidade do Maranhão.

Quanto ao apoio do ex-candidato a Prefeito Benjamin Oliveira, consta que ele próprio pode se lançar candidato a Deputado Federal. Virou cada um por si.

By Nilton