Viajantes partem de São Luís a Barreirinhas de jet ski e acabam perdidos no mar, no Maranhão

Utilizando jet skis, um grupo de 17 pessoas partiu de São Luís com destino a Barreirinhas nesta quinta-feira (29) e foi surpreendido pelas condições do mar e uma pane seca nos veículos. As informações são Capitania dos Portos do Maranhão.

Dirigindo pelo litoral a distância entre as duas cidades é de 215 Km. Segundo a Capitania, 17 pessoas em 16 jet skis partiram às 5h de São Luís, mas apenas 5 motos chegaram em Barreirinhas às 17h.

Do restante do grupo, 6 jet skis se dispersaram a uma distância aproximada de 50 Km de Atins (que fica a 47 Km de Barreirinhas) e 5 se dispersaram a 30 Km dessa localidade, provavelmente em resgate dos primeiros seis que ficaram para trás.

A Capitania dos Portos também confirmou que, na noite de quinta-feira (29), familiares dos integrantes do grupo informaram que as doze pessoas (11 tripulantes e um passageiro) que estavam perdidas no mar chegaram em terra firme em Atins, mas deixando alguns jet skis para trás.

Será iniciado um Inquérito de Acidentes e Fatos à Navegação, no qual os condutores dos jet skis serão notificados a comparecer à Capitania dos Portos do Maranhão para prestarem esclarecimentos.

Cuidados no mar

Segundo a Capitania dos Portos no Maranhão, a navegação com jet ski só pode ser feita com a luz do dia e em áreas abrigadas, tais como hidrovias interiores, lagos, lagoas, baías, angras, rios e áreas marítimas onde, normalmente, não seja verificada onda com altura significativa e que não apresente dificuldade ao tráfego de embarcações.

Naeste caso específico, a Capitania dos Portos orienta que o ideal é não fazer este tipo de aventura, mesmo que em grupo, devido ao alto risco de acidente. Acrescenta-se à necessidade e responsabilidade de todo e qualquer condutor em verificar as condições meteorológicas sempre que for para o mar.

Por G1 MA, São Luís

Desenvolvimento e Hospedagem: